Veja a declaração da Mesa Redonda da Soja Responsável sobre a situação da Amazônia e do Cerrado

Os incêndios na Amazônia e no Cerrado são, atualmente, tema de grande preocupação global e vão muito além do Brasil, incluindo o Chaco argentino, boliviano e paraguaio.

As práticas agrícolas sustentáveis representam uma contribuição concreta para a resolução das questões de sustentabilidade na produção de soja, melhorando os métodos de produção nas fazendas e possibilitando que todas as partes da cadeia de suprimento de soja também assumam essa responsabilidade.

A RTRS é uma plataforma que reúne diversas partes interessadas para discutir e desenvolver soluções com o objetivo de gerar consenso em relação aos principais impactos econômicos, sociais e ambientais da soja. A RTRS acredita que é essencial evitar a destruição da floresta tropical e incentivar a colaboração com outras associações e iniciativas para discutir, juntamente com os governos e o setor privado, maneiras de implementar os instrumentos já existentes e proporcionar benefícios e apoio aos produtores e organizações que buscam práticas agrícolas mais sustentáveis. Os esforços permanentes para catalisar ações em prol do desmatamento zero e a conversão zero de florestas e vegetações naturais precisam ser ampliados.

Desde 2006, a RTRS vem trabalhando incansavelmente para garantir a adoção de práticas sustentáveis de produção de soja e melhores sistemas de gestão da terra nos locais de cultivo de soja sustentável e certificada.

O sistema de desmatamento zero e conversão zero da RTRS proíbe práticas agrícolas insustentáveis na produção de soja e não permite práticas que contribuam para o desmatamento ou incluam a conversão de qualquer terra natural; isso significa que não é permitida a conversão de vegetações naturais, encostas íngremes e áreas designadas por Lei para fins de conservação nativa e/ou proteção cultural e social.

O padrão de certificação da RTRS é bastante ativo na Amazônia e no Cerrado.

Segundo dados da RTRS sobre o Brasil, em 2018 havia 1.041.886 hectares e 3.919.545 toneladas de soja certificada pela RTRS e 595.782 hectares de áreas protegidas no país. Somente na Amazônia, 205.895 hectares e 708.755 toneladas foram certificados pela RTRS, que registrou o total de 168.124 hectares de áreas protegidas. Dados sobre esse mesmo ano também mostram que, na região do Cerrado, 835.990,57 hectares e 3.210.789 toneladas de soja foram certificadas pela RTRS, com 427.658 hectares de áreas protegidas.

Para cada hectare de soja, 0,59 hectare é composto por florestas preservadas; isso mostra que os produtores que adotam práticas sustentáveis e responsáveis preservam as áreas de vegetação nativa mesmo nos casos em que a conversão é permitida por Lei.

De acordo com os nossos dados, podemos confirmar que, até o momento, nenhuma fazenda certificada pela RTRS ou área protegida foi afetada pelos incêndios.

A produção de soja não deve comprometer a biodiversidade global - esse é o nosso ponto de partida. A RTRS acredita que devemos trabalhar juntos em uma abordagem conjunta para tornar as cadeias de valor (da soja) verdadeiramente sustentáveis.


Fonte: www.responsiblesoy.org


Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor