CMC Soluções participa encontro para gestores de grupo de certificação RTRS
A CMC Soluções participou, nos dias 19 e 20 de fevereiro, num encontro que aconteceu em São Paulo promovido pela Mesa Redonda da Soja Responsável - RTRS .
Visando a acessibilidade do padrão para o maior número de produtores, atualmente, a Mesa Redonda da Soja oferece três modalidades de certificação sendo: individual, multi-site e grupal. A certificação Multi-site refere-se ao processo de emitir-se um único certificado que envolve múltiplos estabelecimentos agrícolas sujeitos à mesma e única administração, que possui o direito de uso/exploração e controle de todos os locais incluídos no alcance de seu certificado multi-site. Já a certificação Grupal permite que os membros do grupo compartilhem os custos da avaliação de certificação e de posteriores avaliações de vigilância anuais, através da solicitação de um único certificado. Entretanto, para esta modalidade é necessário a presença de um Gerente do Grupo.
Neste contexto, com o foco na credibilidade da RTRS, o principal objetivo da reunião foi o alinhamento entre os gestores dos grupos de certificação e os organismos certificadores sobre vários assuntos relacionados a implementação do padrão na prática e os procedimentos das auditorias.
Um dos temas abordados foram as responsabilidades do gerente do grupo na comunicação com o órgão de certificação e os membros do grupo, através da implementação dos requisitos administrativos da certificação grupal, e também é encarregado de executar um programa de auditorias internas para verificar que todos os membros do grupo cumprem com o padrão RTRS de produção de soja responsável.
Além disso, a RTRS salientou a importância dos gestores comprovarem seus conhecimentos sobre o padrão, bem como a necessidade da realização de treinamentos de capacitação e atualização para estes gestores.
Também foram apresentados alguns dados relacionados ao mercado de créditos RTRS. De acordo com o representante da RTRS no Brasil, no ano de 2019 foi a primeira vez que a demanda de créditos alcançou a produção, uma vez que de 2018 para 2019, teve um aumento de 41% na venda de créditos. Para 2020 a RTRS espera que o mercado cresça ainda mais, principalmente da comercialização física (grão de soja), uma vez que existem muitos armazéns e traders que certificaram a sua cadeia de custódia, fazendo com que a rastreabilidade do grão vai da produção na fazenda até o consumidor final. Assim a RTRS espera o ano de 2020 muito promissor para o padrão.