O Grupo JCN, uma das marcas fortes entre os grupos produtores de grãos do Brasil, iniciou a introdução dos baculovírus aos sistemas de manejo de lagartas na safra 2020-21. A empresa passou a realizar estudos a campo com a linha de biolagarticidas da companhia australo-americana AgBiTech e analisam, em conjunto, a ação de baculovírus sobre lagartas do gênero Spodoptera, sobretudo.
“A integração de biológicos é uma tendência. A expectativa é conseguir reduzir o emprego de defensivos agrícolas convencionais. Enquanto empresário, a percepção é a de que os bioinseticidas chegaram para somar. Pelos resultados obtidos até agora, a relação custo-benefício está interessante. Aparentemente, baculovírus favorecem o controle de lagartas por mais tempo”, completa.
Segundo ele, os produtos biológicos de maneira geral possibilitarão atender novas exigências globais por sustentabilidade. “Reduzir impactos ambientais nas lavouras é uma medida indispensável às empresas conectadas com o futuro, com a tecnologia e com a agricultura de precisão. Estamos próximos da economia regulada por créditos de carbono. Todo o modelo de gestão de grandes empresas do agro está no centro de inovações e experimentos constantes”, afirma Kriss Corso.
Fonte: Agrolink