No mundo globalizado de hoje em dia, as questões ambientais e sociais que acontecem ao redor do mundo, ganham cada vez mais destaque e os consumidores estão cada vez mais exigentes em informações sobre os processos produtivos dos bens consumidos. Eles querem ter a certeza de que os produtos consumidos possuem qualidade e além disso, foram produzidos respeitando os direitos sociais, trabalhistas e sem prejudicar o meio ambiente.
Neste contexto, surgem as certificações como ferramentas de verificação dos padrões de qualidade e dos princípios e critérios em que tais produtos foram fabricados.
As certificações estão presentes em todos os setores da economia, entretanto, nos últimos anos muitas certificações com foco na produção agrícola estão surgindo. A certificação mais “antiga” e conhecida pelo público em geral é a certificação de produtos orgânicos hortifrutigranjeiros. Entretanto, atualmente as certificações agrícolas já se estenderam para as grandes culturas do agronegócio como a soja, algodão, cana-de-açúcar, etc.
Se por um lado, as certificações agrícolas estão em amplo desenvolvimento, ainda é um tema bastante recente e não faz parte da grade curricular dos cursos de formação profissional como é o caso dos cursos de Agronomia, Gestão do Agronegócio, etc. Assim, existe uma falta de profissionais capacitados na área tanto para disseminação sobre a certificação agrícola como uma ferramenta de promoção de boas práticas agrícolas no campo bem como para prestar assistência técnica a produtores e empresas que queiram certificar seus produtos.
Em 2019 a empresa CMC Soluções realizou o primeiro curso sobre Certificações Agrícolas do Brasil. Na época ele foi realizado de forma presencial e ainda com a participação de uma visita técnica numa propriedade certificada pela Mesa Redonda da Soja Responsável - RTRS.
Em 2020, com o advento da pandemia, o curso não pode mais ser realizado no mesmo formato. Entretanto, assim como vários segmentos da economia brasileira tiveram que se adequar ao novo cenário, a CMC Soluções também teve e agora lança o Curso de Certificações Agrícolas no formato online.
O objetivo da capacitação é a formação extracurricular para pessoas que tem interesse em atuar no segmento do Agronegócio e suprir a demanda existente pela falta de profissionais capacitados no tema.
Considerando o feedback dos participantes do primeiro treinamento, com relação a grande quantidade de conteúdo dada em 40 horas, para um melhor aproveitamento, o conteúdo foi dividido em dois cursos, um sobre a Certificações Agrícolas de uma maneira em geral, e outro específico sobre a certificação RTRS e as regras para a atuação como
Considerando o feedback dos participantes do primeiro treinamento, com relação a grande quantidade de conteúdo dada em 40 horas, para um melhor aproveitamento, o conteúdo foi dividido em dois cursos, um sobre a Certificações Agrícolas de uma maneira em geral, e outro específico sobre a certificação RTRS e as regras para a atuação como Gerente de Grupo da Certificação RTRS.
Esta capacitação continua sendo única no Brasil e também é reconhecida pela Associação da Mesa Redonda da Soja Responsável.
Fonte: Comunicação CMC Soluções.