A CMC SOLUÇÕES junto com a Universidade Studio apresenta a Maratona Family Business.
O Mercado de empresas familiares segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sebrae, representam 90% das empresas no país. Porém, os índices de sobrevivência dessas companhias são muito menores: apenas 5% sobrevivem à terceira geração, também de acordo com o IBGE. São vários os desafios que levam a esse resultado.
Na nossa Maratona Family Business iremos passar pelos principais tópicos que fazem com que empresas familiares sejam bem sucedidas:
24/06 – OS 10 problemas mais comuns das empresas familiares; 01/07 – Os reflexos tributários na sucessão (PEC 60/2015); 08/07 – A regulamentação da união estável e seus efeitos patrimoniais; 15/07 – Aspectos de planejamento tributário para Holdings.
Abaixo, os temas e resumo de cada uma das aulas:
O gerenciamento de uma empresa sempre apresenta contratempos, mas quando falamos na administração de uma empresa familiar, o cenário é bem específico. Esse tipo de organização costuma ter dificuldades bastante parecidas entre si, mas que precisam ser ajustadas para evitar que o negócio acabe falindo ou precise ser vendido para outro grupo empresarial. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 60/2015, de autoria do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), visa aumentar a fatia do imposto em até 20% (hoje isento) sobre o patrimônio deixado a alguém, seja como doação, seja como herança.
Com o advento do Código Civil de 2002 e com o passar dos anos após a promulgação da Constituição Federal de 1988 o instituto da união estável ganhou maior evidência na vida cotidiana do cidadão brasileiro e no mundo jurídico. Mas afinal, quais são os efeitos patrimoniais na vida dos companheiros advindos da relação união estável? Assista a Live entenda mais sobre.
Atualmente, o assunto relacionado a holding patrimonial vem ganhando espaço significativo no universo empresarial e familiar, através do planejamento tributário. Trata-se de um instrumento que tem como consequência a redução de tributos, a blindagem do patrimônio e o planejamento sucessório.
Aqui debateremos a linha tênue entre o planejamento fiscal, legal e legítimo e a ilegalidade.
Para realizar seu cadastro CLIQUE AQUI. Participe conosco!